Materiais e ferramentas para Cerâmica
Loja especializada criada em 2024

Underglazes

Underglaze é o nome dado a um tipo de engobe vitroso preparado industrialmente, estabilizado e altamente versátil. Existem várias marcas de underglaze e estes são vendidos em forma líquida, em frascos de diferentes tamanhos e inúmeras cores.

É um material mais caro do que os engobes mas as suas aplicações e utilidades tornam os engobes por vezes limitados. Podemos aplicar os underglazes sobre o barro mole, em estado de couro, seco, já chacotado ou até mesmo sobre o vidrado, cru ou cozido. Pessoalmente gosto de pintar sobre o barro seco, já que o underglaze seca quase de imediato e podemos logo aplicar uma segunda camada (se necessário). Dependendo da consistência do underglaze e método de aplicação, a pincel, para uma boa cobertura, devemos aplicar 2 camadas.

Podemos engrossar o underglaze (ver médio AC310) para ser usado em serigrafia, por exemplo, ou podemos diluí-lo para o usar mais aguado como aguarelas.

Funciona bem sobre qualquer tipo de barro e as cores vivas mantêm-se em baixa ou alta temperatura, apesar de se alterarem um pouco.

Como não são propriamente baratos, há que gerir a sua utilização. Para peças pequenas, detalhes ou técnicas específicas compensa usar; para a aplicação de cores sólidas em superfícies maiores ou escultura, prefiro usar engobes ou outras opções menos dispendiosas.

Os underglazes vêm em estado líquido e contêm um tipo de desfloculante (eventualmente outros ingredientes também) o que faz com que fiquem fixos assim que secam. Se pincelarmos sobre uma pintura/impressão feita com underglaze, este não vai borrar (a não ser que se passe mais vigorosamente com o pincel ou esponja). Se agarrarmos na peça, os dedos não vão borrar a pintura. Se pintarmos ou imprimirmos uma peça chacotada e vidrarmos de seguida, também não vai borrar. Por outro lado, esta "goma" que incorpora os underglazes faz com que a superfície da peça pintada fique menos absorvente. É bom saber isto quando pintamos uma peça chacotada e a vidramos de seguida; o vidrado vai ficar com uma camada mais grossa nas zonas que não têm underglaze, já que nessas zonas a chacota é mais absorvente. Podemos tirar proveito deste efeito ou evitá-lo: se a peça for ao forno depois de pintada, a tal goma vai desaparecer e se a vidrarmos após essa cozedura isto já não acontece.

Quer seja para impressão em serigrafia, pintura/lavagens com aguarelas transparentes ou cores opacas, aplicações com o aerógrafo ou com a pêra (prefiro frascos com ponta de agulha, mais fáceis de usar na minha opinião), esponjados e salpicos, misturas e experiências, este material não desilude. 

Sou fã dos underglazes por estas e algumas outras razões. Um dos principais pretextos para a criação deste site foi trazer para Portugal este material tão especial e tão pouco usado por cá, que sempre tive de mandar vir de fora.

Comecei por usar os da Spectrum mas deixaram de vender esta marca em Espanha, experimentei os da Mayco e fiquei muito satisfeita, por isso os trago até cá.  Costumo usar dois tipos de underglaze da Mayco: 

Fundamentals: underglazes que não ficam vidrados, mesmo a 1200°C. a aparência e textura é terrosa e sem brilho. Podemos sempre vidrar com transparente por cima, se quisermos.

Stroke & Coat: estes underglazes ficam vidrados após irem ao forno, mesmo que sejam aplicados sobre barro cru (funcionam em monocozedura também).

Os frascos de 473ml ficam mais em conta do que os de 59ml, tendo em conta a relação quantidade/preço. Apesar de ter vários frascos de 59ml, prefiro comprar as cores primárias (mais preto e branco) em frascos de 473ml, fazer misturas e obter as minhas cores personalizadas, registando sempre as porções aproximadas de cada cor que usei em cada mistura.

Caso optes por experimentar os underglazes, espero que te divirtas tanto quanto eu! Qualquer dúvida que tenhas, vai aos contactos e tentarei ajudar.


Sugestão de pesquisa: underglaze techniques